Transmita sua história e assegure a cidadania italiana para seus filhos menores
Ao reconhecer sua cidadania italiana, seus filhos menores têm o direito de acompanhar você nesse processo. Garanta que toda a sua família faça parte desse legado, com segurança jurídica e vínculo direto com suas origens.

O que é a Cidadania para Filhos Menores de Idade

O direito à cidadania italiana para filhos menores de idade garante que a nacionalidade seja transmitida quando ao menos um dos pais já teve sua cidadania reconhecida. Isso significa que a criança passa a ser legalmente considerada cidadã italiana desde cedo, sem a necessidade de processos separados ou filas de espera.
Com esse reconhecimento, os filhos passam a ter acesso aos mesmos benefícios do genitor, como a emissão do passaporte europeu, a possibilidade de residir e trabalhar em qualquer país da União Europeia, além de usufruir de serviços consulares e oportunidades de estudo e participação em processos civis no futuro.
O que mudou na Cidadania para Filhos Menores de Idade?
Com a sanção do Decreto-Lei nº 69/2023, o reconhecimento da cidadania para filhos menores continua garantido, mas agora exige atenção especial dos pais. O registro deixou de ser automático e passou a depender de manifestação ativa.
As principais regras são:
- Nascidos até 27 de março de 2025: os pais que já possuem a cidadania italiana têm até 31 de maio de 2026 para solicitar o registro do filho.
- Nascidos após 27 de março de 2025: os pais deverão declarar o interesse na cidadania até um ano após o nascimento ou adoção da criança.
Em todos os casos, é indispensável manter a inscrição no AIRE atualizada, condição fundamental para que o registro seja aceito.

Vantagens da Cidadania Europeia
Com o passaporte europeu, você conquista liberdade, segurança e novas possibilidades ao redor do mundo.Por que escolher Bergamo?





